Adenoidectomia

Home / Enciclopédia Médica / Cirurgias / Adenoidectomia

O que é a Adenoidectomia?

Adenoidectomia é o procedimento cirúrgico realizado para retirar as adenóides. Popularmente conhecidas como “carne esponjosa”, algumas vezes as adenóides podem ficar hipertróficas (grandes) e atrapalhar o fluxo de ar.

Quando ela é indicada?

A hipertrofia da adenóides pode gerar obstrução respiratória, roncos e respiração bucal, determinando impacto negativo na qualidade de vida e atrapalhando o adequado desenvolvimento. A indicação da cirurgia é baseada na gravidade dos sintomas e na repercussão clínica da doença.

O que acontece durante o procedimento?

A cirurgia é realizada sob anestesia geral, para segurança adequada do procedimento. Remove-se a adenóide hipertrófica liberando maior espaço entre o nariz e a garganta. O controle adequado de sangramento é realizado, sendo uma prioridade no procedimento.

Como é a avaliação pré-operatória?

Nos cuidados pré-operatórios são feitas as avaliações clínicas para garantir a segurança do procedimento. O paciente é orientado quanto ao jejum, medicamentos que devem ou não ser tomados e horário de chegada no hospital.

Quais são os cuidados no pós-operatório?

Após a cirurgia, a recuperação inicial é monitorizada no Hospital. Quando estável, o paciente recebe alta com prescrição de tratamento adequado, com analgésicos e/ou antinflamatórios. É recomendado repouso e dieta leve, com alimentos pastosos/líquidos e de preferência gelados. Manter os cuidados pós-operatórios contribui para segurança e recuperação do paciente.

WhatsApp chat