Menu

banner

Rinoplastia

Cirurgia Corretiva do Nariz Cirurgia Corretiva do Nariz

O que é Rinoplastia e quando ela é indicada ?

A rinoplastia é a cirurgia que muda o formato ou a estética do nariz.

É indicada quando existem deformidades ou quando não há harmonia com os outros elementos da face. A estética não convencional do nariz pode ser resultado de alteração no crescimento, traumatismo ou outras doenças que alteram o formato nasal.

Qual a vantagem de ser feita por um otorrino?

rinoplastia-ilustracao

A rinoplastia deve ser executada por cirurgiões plásticos ou por otorrinos com treinamento para executar tal procedimento. Caso o paciente também possua obstrução por um desvio de septo nasal, o otorrino pode concomitantemente à rinoplastia corrigir o septo.

Como é a cirurgia ?

Existem diversas técnicas empregadas para a rinoplastia. A escolha depende das alterações nasais que necessitam de correção. Na maioria das vezes os cortes são imperceptíveis, por serem realizados na parte interna nasal. O procedimento pode ser feito com anestesia local ou geral, dependendo da preferência do cirurgião.

Existe alguma restrição ou idade mínima?

Quando realizada por motivo estético, indica-se a cirurgia a partir de 14 anos de idade. Entretanto pode ser feita antes no caso de traumatismos ou má formação. O procedimento é contra indicado quando há restrições anestésicas e problemas de coagulação.

Como é a avaliação pré-operatória?

rinoplastia-cirurgiaPrimeiramente, deve-se informar ao paciente o que a cirurgia pode lhe oferecer, além dos riscos inerentes ao procedimento. Algumas vezes a expectativa do paciente não condiz com os possíveis resultados cirúrgicos e isso gera frustrações no pós-operatório. Além da rotina pré operatória, com exames de sangue e avaliação cardiológica, também é importante a documentação fotográfica para comparar o antes e o depois.

Quais são os cuidados no pós-operatório?

É recomendado o repouso relativo na primeira semana e evitar atividades esportivas nos 30 dias que seguem a cirurgia. Também é importante não usar óculos e não se expor ao sol sem bloqueadores por três meses. Estes cuidados são fundamentais para um bom resultado cirúrgico.
voltar ao topo