Por ser um exame pouco conhecido, ainda é difícil encontrar informação sobre ele na internet e é por isso que o Hospital Iguaçu resolveu trazer o assunto à tona e compartilhar todos os seus detalhes.
Por que aplicar o exame?
O exame Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência (mais conhecido por P300), é realizado para diagnosticar pacientes com déficit de atenção, transtornos psiquiátricos e outras investigações.
É realizado através de eletrodos que irão testar se os seus neurônios realizam o processamento auditivo central, assim como irá medir a atenção e concentração do paciente, entre outros transtornos.
Como é realizado o P300
Deita-se o paciente com o objetivo de tranquilizá-lo, dessa forma os resultados não sofrem alterações por oscilações nervosas do próprio corpo. Depois alguns eletrodos são aplicados na superfície do crânio da pessoa, que irão medir a atividade cerebral de processamento auditivo central.
Para a medição ocorrer, faz-se necessário o estímulo dessa parte do cérebro com a exposição de sinais sonoros de duas frequências.
Em caso de atraso ou ausência de latência da onda do P300, é constatado um distúrbio no sistema cognitivo.
O motivo de se chamar P300
Os primeiros estudos foram iniciados em meados da década de 1960, onde os cientistas descobriram que a variação dos sinais elétricos que o cérebro deve emitir, ao perceber um desses estímulos sonoros, deve ocorrer em uma média de 300 milissegundos.
O “P” vem de “potencial”, que no meio científico se refere a esses sinais elétricos que o cérebro emite. Se o equipamento mostrar uma diferença muito grande desses potenciais positivos, isso significa que a pessoa sofre algum problema no sistema cognitivo.
Um exemplo contemporâneo de estudos realizados através desse exame está no Rio Grande do Sul. Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria, descobriram que crianças que repetiram de ano tem uma maior latência do P300 em comparação com crianças que não repetiram.
Contraindicações
O exame pode ser realizado em crianças a partir de 7 anos. A pessoa precisa estar descansada e acordada.
O P300 é indolor e não provoca nenhum desconforto.
O Hospital Iguaçu é preparado com estrutura completa e profissionais capacitados para a realização deste exame. Se você desconfia que sofre de déficit de atenção ou conhece alguém que apresenta dificuldade de concentração, entre em contato conosco e agende o seu atendimento.
Espero termos solucionado todas as dúvidas com relação a este exame e que você se tranquilize ao ser indicado para realizar este exame.
O P300 é necessário e auxilia o diagnóstico do médico responsável. O diagnóstico precoce previne tratamentos tardios. Descubra!
Leave a Reply