A audição nos capacita e nos ajuda a levar nossa vida cotidiana sem limitações. Ela nos permite socializar, trabalhar e se comunicar. Também nos ajuda a permanecer conectados ao mundo exterior e nos mantém seguros, alertando-nos sobre possíveis perigos.
Comunicar-se é o grande desafio para os portadores de deficiência auditiva profunda no país, por vários motivos: pouco incentivo ao ensino de LIBRAS para não-surdos, baixo investimento em cultura, discriminação por falta de informação, etc.
Por essas e outras é que os pacientes com surdez passam por problemas sociais graves, como evasão escolar, dificuldade de ingresso no Ensino Superior e no mercado de trabalho, fraca acessibilidade de maneira geral.
Felizmente a tecnologia possibilita mudanças significativas na vida dos deficientes auditivos. Hoje, já é possível encontrar tratamentos incríveis para a deficiência auditiva, como o implante coclear.
Neste artigo queremos explicar o que é este implante, como ele funciona e quais os benefícios. Entenda!
O que é implante coclear
É um aparelho eletrônico fixado, atráves de um procedimento cirúrgico, atrás da orelha e na cóclea (ouvido interno). O dispositivo estimula o nervo auditivo e substitui, em partes, a função da cóclea. A partir daí os sinais sonoros se transformam em sinais elétricos que irão diretamente ao centro cerebral de audição que irá interpretar os sons.. Não é incrível?
Para quem é indicado o implante coclear
Pessoas que possuem deficiência auditiva severa a profunda por problemas na cóclea. O diagnóstico é realizado através de exames otoneurológicos e pode afetar desde bebês a pessoas mais velhas, em diferentes graus de surdez. Após analisada a intensidade, é preciso realizar testes de adaptação com prótese auditiva. Se constatar-se que não será possível a adaptação à prótese e não houver ganhos significativos, o paciente se torna candidato ao implante.
Reabilitação do paciente
Passados exames, testes, avaliações e cirurgia, está na hora de reabilitar o paciente. Imagina só: Agora a comunicação se torna uma realidade!
O paciente passa a ser aprender (ou reaprender) a interpretar sons. Nisso é fundamental o papel do fonoaudiólogo. Que é o profissional que irá ativar o implante coclear e treinar a audição e a linguagem do paciente.
A pessoa que passou pela cirurgia deve aprender a lidar com ruídos, sons e linguagem. O que são pássaros cantando, pessoas cochichando e carros buzinando? Inicia-se mais uma fase de trabalho e dedicação dos envolvidos.
Não é espetacular o que a tecnologia pode realizar? Levar uma pessoa da extrema dificuldade de comunicar-se e viver experiências básicas àqueles que escutam para uma vida de possibilidades.
Solucionamos os principais detalhes dessa espetacular tecnologia.
Se ainda ficaram dúvidas, entre em contato conosco. O Hospital Iguaçu é pioneiro nos implantes no Paraná e estamos preparados para lhe atender da melhor forma.
Deixe aqui o seu feedback sobre o texto e compartilhe essa informação com quem precisa conhecer o implante coclear. Vamos disseminar o conhecimento?
Leave a Reply