Sinusite Crônica

Sinusite Crônica

A sinusite crônica, que é a inflamação da mucosa dos seios da face, é caracterizada pela permanência dos sintomas da sinusite, como dor na face, dor de cabeça e tosse por, pelo menos, 12 semanas consecutivas. Geralmente, é causada por bactérias resistentes, pelo uso anterior de antibióticos em excesso ou pelo tratamento incorreto de uma sinusite, assim como por rinite alérgica mal controlada, alterações nas vias respiratórias, como desvio do septo, ou imunidade enfraquecida.

TIPOS DE SINUSITE

Aguda: quando os sintomas estão presentes por um período inferior a 12 semanas
Crônica: quando o inchaço e a inflamação dos seios nasais estão presentes por mais de 12 semanas.

CAUSAS

A sinusite tanto pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus, quanto por fatores alérgicos. Poeira, choque térmico e cheiros ativos são listados como desencadeadores da rinopatia alérgica. Exposição a determinados agentes químicos e alterações na anatomia nasal ou dos seios da face fazem parte do outro grupo de responsáveis pela sinusite. Há ainda, casos mais raros que levam à sinusite, como a presença de problemas dentários ou até um tumor.

SINTOMAS DE SINUSITE

Os sinais e sintomas da sinusite crônica não são tão semelhantes à sinusite aguda, pois nos quadros crônicos a tosse é um dos sintomas mais frequentes e a febre raramente está presente. Isso porque a sinusite aguda é uma infecção temporária dos seios muitas vezes associada a um resfriado. Já a rinossinusite crônica corresponde a um processo inflamatório com duração prolongada (maior que 12 semanas) podendo ainda ser classificada em rinossinusite crônica com polipose e rinossinusite crônica sem polipose.

Para o diagnóstico de rinossinusite crônica devemos ter dois ou mais dos seguintes sinais:

Obstrução nasal ou secreção nasal associados a pelo menos um dos sintomas:
Pressão ou dor facial;
Redução ou perda do olfato;
Associado a alterações tomográficas ou evidenciadas por exame de
videonasofibroscopia
Com duração maior que 12 semanas.

Outros sinais e sintomas podem incluir:
Dor de ouvido
Dores no maxilar superior e dentes
Tosse, que pode ser pior durante a noite
Garganta inflamada
Mau hálito (halitose)
Fadiga ou irritabilidade
Náusea.

Casos de sinusite crônica devem ser avaliados por um médico otorrinolaringologista, que irá indicar o tratamento adequado, de acordo com o caso.

Leave a Reply

Your email address will not be published.